Como dimensionar sua demanda energética?
Dimensionar a demanda energética envolve calcular a quantidade de energia necessária para atender às necessidades de um determinado sistema ou instalação.
O consumo de energia elétrica sofre inúmeras variações ao longo do dia e isso ocorre porque os pontos elétricos instalados nem sempre estão ligados ao mesmo tempo.
Sendo assim, para calcular o valor de demanda de energia necessária, basta verificar o consumo de energia durante a instalação e dividir pelo tempo em que foi verificado o consumo.
Este procedimento é fundamental na fase de planejamento de obras, por exemplo, pois ajuda a criar os projetos de instalação elétrica (circuitos alimentadores do quadro de distribuição, ramal de entrada, etc.) de forma mais realista.
É importante ressaltar que o dimensionamento da demanda energética deve levar em consideração não apenas o consumo atual, mas também possíveis futuras expansões ou alterações na instalação que possam impactar os requisitos de energia. Portanto, é recomendável revisar periodicamente o dimensionamento da demanda e ajustar conforme necessário para garantir que a instalação continue operando de forma eficiente e segura ao longo do tempo.
O que é kVA?
kVA no dicionário significa QUILOVOLT-AMPERE. De acordo com o Sistema Internacional de Medidas (SI), o kVA (quilovoltampere) é a unidade de medida que determina o valor aproximado de uma fonte motriz de geração de energia e corresponde a 10³ voltamperes (VA).
O kVA é uma importante unidade de medida para descobrir o valor de potência ideal que o equipamento deve ter para conseguir suprir a demanda energética.
kVA, Volt e Watts são amplamente utilizados no mercado para especificar as características técnicas de produtos eletrônicos, e que ajudam muito o consumidor no momento de comparar um equipamento com o outro, como por exemplo, um gerador de energia.
Na forma decimal, 1 kVA é igual a 1.000 VA. Já o VA é o valor de potência resultante entre a tensão (V) e corrente elétrica (A). A fórmula utilizada para calcular o kVA é a seguinte:
kVA: VA² = W² + var²
As unidades de medidas importantes para o cálculo de potencial elétrico são:
VA
O VA expressa a potência aparente de uma fonte geradora de energia.
Potência (W)
A potência (W) é uma grandeza que especifica a quantidade de energia que é transformada para realização de algum trabalho por tempo determinado.
Tensão (Volts)
Tensão (Volts) é utilizada para descobrir a tensão elétrica do equipamento. Um volt é igual ao índice do potencial de transmissão de energia (medido em joule) dividido pela carga elétrica (representada por Coulombs).
A importância do cálculo do kVA no dimensionamento
O cálculo do kVA é imprescindível na etapa do dimensionamento do gerador de energia e instalações elétricas mais complexas, uma vez que somente assim será possível avaliar as condições ideias que o gerador conseguirá operar e o melhor modelo para ser adquirido.
KVA é uma medida de potência aparente, volts é uma medida de tensão elétrica e watts é uma medida de potência ativa. Cada uma dessas medidas desempenha um papel importante na compreensão e no projeto de sistemas elétricos.