Apagões no Brasil: por que estão acontecendo em 2025?

Em 2024, os apagões no Brasil aconteceram como consequência de infraestruturas antigas, problemas de manutenção nos aparelhos e pelas queimadas. Neste ano tivemos muitas regiões afetadas pelos incêndios, como no interior de São Paulo, seguido do Mato Grosso, Pará, Tocantins e Amazonas, que relataram problemas relacionados à falta de luz após as queimadas acontecerem.
Ainda, fatores como as chuvas intensas foram também responsáveis pelos apagões terem ocorrido – principalmente no Rio Grande do Sul. Milhares de pessoas ficaram sem eletricidade por mais de 5 dias, o que afetou negativamente setores como educação, saúde e comércio, além de ter prejudicado a rotina de todas as pessoas do estado.
O que são apagões e como eles afetam o Brasil?
Os apagões são interrupções breves ou prolongadas no fornecimento de eletricidade em uma área restrita – como os bairros ou alguns municípios – ou geral, que atinge as grandes cidades ou o país inteiro. O Brasil é prejudicado pela falta de luz porque as empresas param de funcionar, as indústrias têm o processo de fabricação atrapalhado e serviços essenciais, como os hospitais, não conseguem atender os pacientes.
Ressaltamos que os apagões não possuem um tempo estimado para ser solucionado, porque essa é uma informação que depende especialmente da gravidade da situação verificada pela concessionária de eletricidade. Portanto, o problema pode levar desde alguns minutos para ser solucionado até um dia inteiro ou mais.
Por que os apagões estão acontecendo em 2024?
Eles acontecem principalmente por conta de tempestades intensas, ventos muito fortes, queda de árvores nos cabos de eletricidade e falhas nos aparelhos elétricos. Inclusive, a rede estar sobrecarregada e falhas no fornecimento da luz por parte das distribuidoras são mais motivos para essas interrupções ocorrerem – outras causas, envolvem:
- Crise hídrica: a falta de água nos rios impede que as hidrelétricas consigam produzir energia em quantidades suficientes;
- Crescimento da demanda de energia: determinadas regiões do país podem ter um aumento no consumo de eletricidade;
- Falta de investimentos em infraestrutura: falta de boa infraestrutura e poucos investimentos realizados pela companhia responsável por fornecer eletricidade;
- Problemas com o sistema de transmissão: transmissão ineficaz pode causar a queda de luz;
- Atrasos em projetos de energia renovável: projetos de energia sustentável sofrem atrasos e não são aplicados no tempo ideal.
Precisamos relembrar que as queimadas também foram as causadoras das quedas de luz. Somente no mês de agosto 5,65 milhões de hectares foram queimados. São Paulo foi um dos destaques do ano, pois 86% dos incêndios aconteceram no estado e afetaram drasticamente setores como o da agropecuária, que teve 236 mil hectares queimados em 2024.
Quais são os efeitos dos apagões no Brasil em 2024?
Os efeitos causados pelos apagões no Brasil prejudicam a economia, a segurança, a mobilidade e a rotina das pessoas. Para termos uma noção, São Paulo permaneceu mais de 4 dias sem eletricidade, e foram mais de 300 mil residências afetadas pelo problema que demorou para ser resolvido.
Impacto econômico:
Com os apagões no Brasil, a área industrial e comercial são obrigadas a parar com as produções porque não tem energia à disposição. Consequentemente, estes setores lidam com perdas em faturamento e prejuízos em relação às horas paradas, que não vão ser ressarcidas pelas concessionárias.
Prejuízos sociais:
Na parte social, a segurança pode ser intensamente afetada, porque sem a devida iluminação criminosos podem invadir lares, comércios, empresas e indústrias. Os apagões no Brasil acontecerem de noite é ainda mais perigoso, porque os sistemas de alarme não funcionam, os serviços de monitoramento estão desligados e a população se sente ameaçada.
Além disso, os consumidores são afetados, porque, caso a comida na geladeira estrague, vão precisar frequentar os supermercados para fazer compras, o que pode aumentar o nível de procura por determinados itens. Devido a isso, a inflação pode crescer e prejudicar o poder aquisitivo das pessoas, que, por terem que lidar com os altos preços, começam a gastar menos.
Setores mais afetados:
Supermercados, farmácias, lojas de varejo, hospitais, clínicas veterinárias e odontológicas são alguns dos setores mais afetados pelos apagões no Brasil. Fora a parte financeira, os hospitais tiveram perdas de 7 pacientes porque não puderam ser atendidos a tempo, conforme informações do Sintrajufe.
O que as empresas e a população podem fazer para se preparar para apagões?
É possível se prevenir ao ter um gerador de energia da ABC Geradores, diminuir o consumo da eletricidade e informar aos órgãos responsáveis sobre incêndios – 193 para os bombeiros. Existem outras alternativas que podem ser consideradas por você, a fim de prevenir os indesejados apagões no Brasil. Entenda o que deve ser feito pelas empresas e a população:
- Adotar fontes de energia alternativas: optar por geradores renováveis, como via eólica ou solar;
- Reduzir o consumo de energia: cortar gastos de eletricidade e utilizar somente os aparelhos realmente necessários;
- Planejamento de contingência: ter um plano que oriente quanto ao que deve ser feito pelas empresas, quando a energia acabar;
- Educação sobre o uso consciente de energia: as companhias e o governo devem orientar sobre o uso correto da eletricidade e de que maneira o consumo precisa ocorrer.
Regularmente, as empresas realizam a orientam sobre como economizar na eletricidade ao longo do dia para evitar os apagões. A ANEEL realiza desde 2021 a campanha Consumo Consciente Já, que foi feita para incentivar as pessoas a usarem a luz sem desperdiçar, além de dicas, serem dadas para auxiliar a gerar mais consciência entre a população.
A sua empresa também pode seguir o exemplo e orientar o seu público por meio de vídeos, cartilhas educativas, infográficos, e-mails e campanhas. É possível conscientizar a população quanto aos benefícios de usar corretamente a luz, como economizar nas contas e fornecer sugestões de como usar a luz natural para iluminar os imóveis.
Como as novas fontes de energia podem ajudar a evitar apagões no futuro?
Estas novas fontes ajudam porque são ininterruptas, o que significa que, ao contrário dos rios, que têm como principal recurso a água, as usinas hidrelétricas podem sofrer interrupções imediatas. O problema acontece devido a climas mais quentes, que causam a seca nesses locais, e também pela falta de chuva constante.
Energia solar
Captada por meio de placas fotovoltaicas, a energia solar é convertida em eletricidade às usinas e aos geradores que usam desta fonte energética. Essa última opção pode ser ideal para empresas que querem mais eficiência em luz e desejam incluir medidas mais sustentáveis, pois não libera gases, não polui o meio ambiente e não causa interferência ao aquecimento global.
Energia eólica
Advinda da energia cinética (ar), a eletricidade eólica é uma das opções a considerar para a sua empresa porque também é ininterrupta e mais sustentável. E, para termos noção do quão importante é essa opção: em 2022 foi possível evitar 26,9 milhões de toneladas de CO2, o que equivaleria a 22 milhões de automóveis de passeio.
Outras tecnologias emergentes
Energia de biomassa é gerada quando a matéria orgânica é queimada, incluindo resíduos agrícolas e bagaços da cana-de-açúcar. Saiba que esta é mais uma opção de energia renovável e que, embora não seja ininterrupta, ainda é uma das melhores alternativas a se considerar para prevenir os apagões no Brasil.
O Battery Energy Storage System (BESS) é um sistema, cuja finalidade é a de armazenar altas quantidades de energia em baterias do tipo recarregáveis. Na sexta-feira, 27/09 de 2024, o Ministério de Minas e Energia apresentou este novo modelo de produto que, de acordo com informações divulgadas pelo Governo Federal, tem o propósito de atender as demandas energéticas do Brasil e gerar mais sustentabilidade.
A rede elétrica inteligente é composta por medidores que, interrompidos, possuem um sensor integrado que faz com que deixem de enviar dados para as distribuidoras. Todo o processo de fornecimento é otimizado, porque a eletricidade passa por ajustes automáticos para suprir a quantidade correta de luz, e consegue resolver problemas sem intervenção de pessoas.
Conclusão
Para controlar os gastos e ter a garantia de que a luz não vai faltar na sua empresa, entre em contato com a ABC Geradores e solicite o equipamento adequado para as demandas serem atendidas. Você tem a praticidade de escolher a potência, o porte e o tipo de combustível ideais para o trabalho ocorrer mesmo em casos de apagões no Brasil!