Verão e a crise energética: Como o verão impacta a produção industrial no Brasil.

Verão e Produção Industrial: impacto na produção brasileira

O combo verão e produção industrial é uma delicada questão, pois as altas temperaturas geram problemas na produtividade e no bem-estar dos colaboradores. Ou seja, se o local não passar por melhorias e implementações de recursos compatíveis com a estação do ano, a produtividade pode cair e ocorrer até mesmo pedidos de demissão em massa.

Regiões áridas e semi-áridas, como o Norte e Nordeste, vão passar por uma diminuição significativa nos recursos hídricos. Inclusive, a recarga dos lençóis freáticos vai ser reduzida em mais de 70% nas áreas mencionadas, enquanto no Sudeste as chuvas vão aumentar, o que pode causar inundações em algumas cidades, tais quais São Paulo e Rio de Janeiro.

Aquecimento global no verão e produção industrial

O aquecimento global é um grande empecilho para a produção industrial, pois com as altas demandas de produtividade, as indústrias precisam se manter funcionais integralmente e, ainda, controlar possíveis sobrecargas. No entanto, com os impactos causados no meio ambiente, sobretudo pelo desmatamento e aumento de atividades antrópicas, acontece a emissão de gases na atmosfera, que contribuem para o aumento da temperatura.

Neste caso, entenda que os climas mais secos são altamente prejudiciais porque, além de secas acontecerem, é preciso lidar também com tempestades e até mesmo inundações. Por esses aspectos serem extremamente problemáticos, as indústrias precisam avaliar de que forma reduzir as emissões de carbono, ao mesmo tempo que mantêm as atividades acontecendo em tempo ágil.

Impactos das temperaturas elevadas na produção industrial

A produção industrial é fortemente impactada pelas temperaturas elevadas, principalmente porque para o próximo verão está previsto um calor muito mais intenso, acompanhado de temporais. Com a variação climática, áreas como o Rio Grande do Sul ainda enfrentam chuvas que podem diminuir a sensação térmica alta e não prejudicar totalmente as indústrias.

As previsões do INMET são de chuvas intensas em dezembro na região Norte, na parte nordeste de Mato Grosso, em São Paulo, no sul de Minas Gerais e oeste do Piauí. Confira outros impactos na produtividade que podem ocorrer sem a falta de cuidados:

  • Efeitos do calor sobre os equipamentos;
  • Necessidade de manutenção preventiva;
  • O papel da climatização no ambiente industrial.

Verão e produção industrial possuem uma forte ligação, já que as indústrias precisam de um clima ameno para não ter problemas na funcionalidade das máquinas. Por isso, é crucial se preparar para a chegada de dezembro a fim de avaliar possíveis melhorias nos maquinários, trocas de peças e inclusão de novos geradores para suprir demandas que possam surgir.

Estratégias para minimizar os efeitos do verão na produção

Durante o verão e produção industrial, você pode definir estratégias que auxiliem no processamento de mercadorias, por exemplo. É muito importante ter esse controle bem organizado a fim de garantir que problemas sejam mitigados e toda a equipe consiga cumprir com as obrigações. Saiba o que pode ser feito:

  • Planejamento de manutenção de equipamentos no verão;
  • Ajustes nas jornadas de trabalho durante os dias mais quentes;
  • Tecnologias para otimização da produção sob calor intenso;
  • Inclusão de telas solares;
  • Uso de refrigeradores.

A implementação de refrigeradores no período do verão ajuda a manter os ambientes mais frescos, a controlar a temperatura das máquinas e fazer com que a equipe não se desgaste excessivamente. É preferível também fazer ajustes na rotina de trabalho dos colaboradores para garantir que todos estejam bem para realizarem as tarefas do dia com eficiência.

Como o verão influencia a demanda e a logística na indústria

Os dias mais quentes influenciam na demanda por produtos, pois quando o verão chega, ocorre o que conhecemos por sazonalidade. Com isso, surge a necessidade de a produção corresponder às expectativas dos clientes. A logística também pode sofrer alterações pontuais para se adequar às novidades, assim como:

  • Variação na demanda de produtos sazonais;
  • Transporte e armazenamento durante o verão;
  • Ajuste da produção à sazonalidade.

Para garantir que o verão e produção industrial caminhem lado a lado, é preciso ter atenção ao armazenamento de produtos nos dias mais quentes. Em relação às mercadorias comestíveis, estas precisam ser alocadas em ambientes de baixas temperaturas, enquanto objetos de plásticos devem ser postos em áreas frescas e ser muito bem embalados, para que não esquentam e derretam.

Cuidados com a saúde e segurança no verão nas indústrias

Em relação ao verão e produção industrial, obrigatoriamente, as empresas precisam ter o máximo de atenção aos cuidados com a saúde e segurança dos colaboradores. O calor em excesso faz mal ao organismo, pois causa desidratação, tontura, dor de cabeça, confusão mental e desmaios nos casos mais extremos.

Protocolos de segurança e bem-estar para trabalhadores no calor

Trabalhos mais pesados e considerados exaustivos devem ser feitos nos primeiros horários da manhã, ou próximos do final da tarde, para não sobrecarregar os funcionários. Oriente o time a usar roupas mais leves e a ingerir água constantemente para manter o corpo hidratado e forte.

O impacto das secas e baixos níveis de água no verão

Os baixos níveis de água impedem que as hidrelétricas tenham recursos suficientes para transformar o líquido em energia mecânica e, posteriormente, em eletricidade. É normal que em épocas de calor intenso aconteçam variações nos níveis dos rios, mas com as altas demandas, as bacias hidrográficas podem ter uma redução significativa, que prejudicam o fornecimento de luz às indústrias.

A relevância dos recursos hídricos para o funcionamento industrial

Diversas empresas têm como principal insumo os recursos hídricos para que a etapa de produção aconteça como deve, além de serem usados em caldeiras e na parte de resfriamento. Para prevenir perdas, é necessário adotar práticas mais sustentáveis, como sistemas de reúso, monitoramento de desperdícios e normas internas que resultem em punições em casos de gastos excessivos.

Como a falta de água atrapalha a geração de energia hidrelétrica

Com a falta de água, as hidrelétricas não conseguem gerar energia o suficiente para corresponder às altas demandas industriais. A partir disso, apagões podem acontecer, oscilações na luz e até mesmo ser necessário o racionamento para assegurar a utilização por parte das indústrias e dos consumidores, já que toda uma região pode ser afetada. 

Impactos no abastecimento de água para processos industriais

O abastecimento é impactado pelo verão e produção industrial, pois é necessário lidar com o racionamento até que o problema seja solucionado. Isto é, quando falamos das hidrelétricas, dependemos totalmente das chuvas intensas para encher novamente as bacias dos rios e o fornecimento de luz ser normalizado, e sem esse controle o fornecimento ideal não acontece.

A Importância dos geradores de energia no verão

Geradores de energia mantêm as indústrias funcionando constantemente, pois são sistemas independentes das fornecedoras de luz. No entanto, não adianta apenas escolher uma locadora, você precisa ter atenção em questões como qualidade, segurança, reputação, tipos de equipamentos e nível de satisfação de clientes anteriores para fazer uma boa contratação. 

Por que os geradores são essenciais durante o verão?

Os geradores são indispensáveis no verão porque geram energia mesmo que a indústria fique sem luz durante o dia. Assim não se faz necessário se queixar com a fornecedora de energia, pois é possível utilizar os geradores a fim de suprir as quantidades de eletricidade por algumas horas ou dias, se este for o caso.

Escolha do gerador ideal para sustentar a produção no calor

Escolha o gerador de acordo com potência, tipo de combustível, como a gás, sustentável ou diesel, tensão, proteção sonora e durabilidade. Como sabemos, é necessário analisar uma locadora de confiança para solicitar o aparelho, como a ABC Geradores, que atua com diversos clientes satisfeitos com a eficiência e excelência na prestação de serviços, manutenção e suporte.

Como os geradores ajudam a evitar paradas na produção

Os geradores funcionam constantemente e podem ser ativados quando oscilações na energia comum acontecerem. Ao ter esse equipamento, evita-se que quedas inesperadas aconteçam e mesmo em situações de blecautes é possível manter a produtividade da equipe e o controle do desenvolvimento de mercadorias.

Por conta do verão e produção industrial, as empresas precisam manter o equilíbrio interno a fim de prevenir a falta de energia, mas também garantir que o local esteja climatizado e seguindo medidas de segurança interna para manter o bem-estar da equipe.

Alugue os equipamentos com a ABC Geradores, que está há anos no mercado e atua com clientes de renome. Escolha o tipo de gerador que melhor corresponda às suas necessidades para não haver problemas relacionados ao verão e produção industrial!

Whatsapp ABC Geradores

Solicite seu orçamento

Locação somente para empresas

    Solicite seu orçamento

    Locação somente para empresas

      Solicite seu orçamento

      Locação somente para empresas