Como dimensionar a demanda energética da sua empresa?

Como dimensionar a demanda energética da sua empresa?

Dimensionar a demanda energética da sua empresa é o primeiro passo no momento de escolher o gerador ideal para alugar! O objetivo é calcular o uso mensal de energia e o quanto isso impacta diretamente em questões de gastos, de direcionamento de investimentos, e ambientalmente.

Muitas companhias não se preocupam constantemente com o dimensionamento das demandas de eletricidade, o que contribui para os gastos ficarem ainda maiores. O pior é que elas desconhecem o motivo pelo qual essas despesas estão tão altas. Por isso, é essencial monitorar e ajustar periodicamente a demanda energética da empresa.

O que significa dimensionar a demanda energética de uma empresa?

O dimensionamento significa o cálculo da quantidade exata de eletricidade necessária para corresponder à demanda energética de uma empresa. Isto é, todos os aparelhos presentes no local vão fazer parte dessa conta, pois a empresa precisa entender o quanto é gasto mensalmente.

A intenção do dimensionamento é a de assegurar que o local realize as atividades com tranquilidade e use conscientemente os aparelhos, a fim de prevenir gastos relacionados ao aumento no consumo de energia. Assim, evitam-se quedas de eletricidade, curto-circuito e incêndio, causados por equipamentos mais antigos e que não passaram por revisões.

Como calcular a demanda energética da sua empresa?

Para calcular a demanda, some os equipamentos da empresa para obter o resultado de consumo, mesmo os que são utilizados com menos frequência, ao fazer da seguinte forma: computador 600 W + máquina de corte 300 W + retificadora 150 W =1.050 . 

A intenção é obter um dado preciso, para evitar desperdícios e ser possível entender quais são os que mais consomem eletricidade, a fim de realizar o dimensionamento da demanda de maneira eficiente.

Passo 1: Levantamento dos equipamentos e dispositivos

Faça um levantamento dos equipamentos e dispositivos utilizados pela empresa, em conjunto dos aparelhos usados ocasionalmente. Anote as informações em uma planilha, para ter controle máximo dos dados e não se esquecer de absolutamente nenhum item.

Passo 2: Determinação do consumo de cada equipamento: 

Ligue todos os equipamentos disponíveis em sua empresa para as potências (P) serem registradas entre intervalos de 15 minutos. Faça a soma de (P) para verificar o quanto cada um dos aparelhos consomem de eletricidade diariamente, e registre em um documento para armazenar a informação.

Passo 3: Cálculo da demanda total: 

Anote a seguinte fórmula para chegar à informação precisa, por meio da seguinte conta:kWH = w X hora de uso diário X dias usados no mês / por 1000 = consumo. Verifique e anote em sua planilha os watts dos aparelhos e os dados adquiridos no cálculo, para ter controle dos gastos e conseguir evitar o aumento de despesas. 

Passo 4: Adicionar uma margem de segurança ao cálculo:

Para obter a margem de segurança e haver um controle maior de sua demanda energética, multiplique o resultado adquirido por 1,3. Geralmente, é acrescida no cálculo a porcentagem de 20% a 30%, a fim de evitar sobrecargas no sistema, pois se todos os equipamentos forem usados simultaneamente, as chances de quedas de eletricidade são maiores.

ABC Geradores muito além de energia

Quais são os fatores que influenciam o dimensionamento da demanda energética?

Fatores como frequência de uso dos aparelhos e o tempo que eles permanecem ativos ao longo do dia influenciam muito no dimensionamento da demanda energética. Existem outros aspectos que precisam ser avaliados, por poderem contribuir nesse processo, como:

  • Tamanho da empresa;
  • Horários de operação;
  • Tipo de setor;
  • Eficiência energética;
  • Clima e sazonalidade.

Entenda que, quanto maior for a empresa, maiores serão os gastos de eletricidade, porque o uso é mais frequente. Equipamentos como computadores, ar-condicionados, impressoras, lâmpadas e maquinários, se usados em excesso, podem consumir muita energia por dia.

Condições climáticas extremas exigem o uso constante de aparelhos que auxiliem a reduzir a sensação constante de calor. No verão, por exemplo, muitas regiões ficam mais quentes que o normal, e isso também contribui muito para a demanda energética ser extremamente maior do que nas outras estações, como inverno, primavera e outono.

Quais ferramentas e tecnologias podem ajudar no cálculo da demanda energética?

O Balanço de Potência é uma ferramenta que tem a função de verificar o máximo de potência consumida pela empresa diariamente. Esse recurso, por possuir a linguagem de programação R, é mais prático e simples de usar. Basta apenas fazer o download, como informa o EPE, para haver controle dos gastos. Conheça outras maneiras de calcular a demanda energética do seu negócio:

  • Softwares de monitoramento de energia: coleta, processa e fornece dados relacionados ao consumo de eletricidade;
  • Medidores de energia (kWh): conforme recebe energia, o disco do medidor gira a fim de converter os impulsos da eletricidade para fornecer o resultado preciso;
  • Consultorias especializadas: uma equipe verifica o quanto a sua empresa consome por dia;
  • Sistemas de gestão de energia: o sistema permite gerenciar o quanto cada equipamento consome.

A ABC Geradores realiza a consultoria especializada para cada tipo de empresa e modalidade de setor, como os de construção civil ou agropecuária. Portanto, se você necessitar de um gerador de energia, tem a possibilidade de solicitar a contratação e requerer a visita de nossos especialistas ao seu local, para verificar o quanto é consumido por dia.

Como reduzir a demanda energética e aumentar a eficiência?

Para reduzir a demanda, realize uma revisão de toda a instalação elétrica, pois o fato de as fiações serem antigas e terem um dimensionamento menor contribuem para o superaquecimento dos fios, que acabam puxando mais energia do que deveriam para conseguirem funcionar. Um especialista pode verificar os cabeamentos para ter a certeza de que estão em perfeitas condições e não consomem mais eletricidade que o ideal.

Substituição de equipamentos

Troque todos os aparelhos antigos por modelos novos, e que possuam uma eficiência energética melhor. Equipamentos obsoletos consomem o dobro de energia para se manterem funcionando, e isso pode acontecer porque os fios estão mais afinados ou porque se encontram extremamente ressecados.

Automatização de processos 

Prefira automatizar processos por meio de máquinas que, ao ficarem em tempo ocioso, desligam para economizar energia e melhorar a demanda energética. Ter controle da intensidade de iluminação também é uma das formas de evitar os gastos elevados, pois é possível diminuir a intensidade da luz conforme as horas passam.

Uso de energia renovável 

As turbinas eólicas auxiliam na captação de energia cinética dos ventos para realizar a produção de eletricidade ininterrupta. Os painéis solares conseguem absorver a luz do sol e fornecer a energia na quantidade adequada, enquanto a geotérmica utiliza o calor da terra para realizar a geração energética – e que podem ser analisadas para suprir as demandas da sua empresa.

Treinamento e conscientização dos colaboradores: 

Treine os seus colaboradores sobre a importância de ter controle a respeito da demanda energética e de que maneira eles podem reduzir os gastos durante os dias. Mencione sobre o ato de apagar as luzes durante o dia e acendê-las somente se necessário, assim como manter os equipamentos desligados se não estiverem em uso.

Defina metas para diminuir progressivamente os gastos de eletricidade na empresa após realizar treinamentos de conscientização com o time. Oriente aos funcionários sobre as mudanças internas para reduzir a demanda energética, como vão acontecer, quando devem ocorrer e o que precisa ser evitado.

Caso você opte por um gerador de energia, saiba que ele é vantajoso para suprir demandas muito altas de eletricidade, garantir que os aparelhos estejam sempre em pleno funcionamento, mesmo com quedas de luz, e reduzir os gastos regulares da companhia. Para dimensioná-lo ao consumo, é preciso calcular todos os dispositivos utilizados diariamente, e fazer a inserção de até 30% em margem de segurança.

Entre em contato com a ABC Geradores para solicitar a consultoria e o dimensionamento ser feito de acordo com as suas demandas. A nossa equipe se encarrega de realizar uma visita técnica para avaliar os equipamentos e apresentar a potência de gerador adequado ao seu negócio!

Qualidade no atendimento da ABC Geradores
Whatsapp ABC Geradores

Solicite seu orçamento

Locação somente para empresas

    Solicite seu orçamento

    Locação somente para empresas

      Solicite seu orçamento

      Locação somente para empresas

        Solicite seu orçamento

        Locação somente para empresas

          Solicite seu orçamento

          Locação somente para empresas