Como calcular a capacidade de um gerador de energia? Passo a passo completo

É necessário relacionar a soma do consumo de todos os aparelhos e converter para as unidades de potência para saber como calcular a capacidade de um gerador de energia. Assim, pode-se ter com maior certeza o que o aparelho precisa alimentar e escolher aquele que mais se encaixa para sua demanda.
Apesar de ser um tópico importante, não são muitos os que conhecem como calcular a capacidade de um gerador de energia. Desse modo, arriscam solicitar um equipamento que não consiga suprir com todas as demandas necessárias e, assim, causar prejuízos tanto financeiros como também na realização das atividades.
Qual a fórmula para calcular a capacidade de um gerador de energia?
A fórmula para os que desejam entender como calcular a capacidade de um gerador de energia envolve a soma do consumo dos aparelhos com a multiplicação e divisão por números para converter as unidades no padrão utilizado para geradores (kVA) – como pode ser observado abaixo:
Capacidade de um gerador = ((Sw x 1,52)/1000) x 1,3
Onde:
- Sw significa a soma do consumo de todos os aparelhos em Watts;
- A multiplicação por 1,52 serve para conversão do valor em Watts para VA;
- A multiplicação por 1,3 permite acrescentar 30% de consumo para se ter uma margem de segurança ao colocar um gerador;
- A divisão por 1000 possibilita converter a medida em VA para kVA.
Portanto, se você fizer todas as operações da fórmula que apresentamos, a capacidade informada já considerará 30% de margem de segurança para os aparelhos. Se, no entanto, você deseja saber apenas o consumo de kVA dos aparelhos sem a correção da margem, basta não fazer a multiplicação por 1,3.
Percebe-se que saber como calcular a capacidade de um gerador de energia envolve algumas etapas bem relevantes para o processo sair adequadamente. Por isso, siga o passo a passo abaixo para reforçar sua prática com a fórmula de capacidade do gerador de energia e entender mais sobre a maneira de aplicá-la, além de melhorar a precisão de sua escolha.
Passo 1
O primeiro passo consiste em saber quais são os aparelhos que serão alimentados pelo seu gerador. Assim, se você estiver em uma empresa, é necessário saber o consumo de cada aparelho conectado à parte elétrica da companhia e avaliar todos esses dados de maneira organizada para realizar a solicitação do gerador.
Também é importante incluir na lista os aparelhos que chegarão ao seu local ou que estão prestes a serem substituídos. Isso permitirá que seu gerador elétrico não precise sofrer alterações tão breves, auxiliando bastante para uma obtenção do gerador de energia com mais precisão e melhor aproveitamento.
É interessante também avaliar o valor do consumo médio de energia de seu ambiente para se ter uma noção inicial de quanto aquele local gasta. Com essa informação e avaliação cuidadosa dos equipamentos elétricos, a escolha do gerador pode ficar ainda mais precisa, principalmente agora que se sabe como calcular a capacidade de um gerador de energia.
Passo 2
Determine quais são os consumos de energia realizados por cada equipamento e suas respectivas potências. Assim, pode-se obter o “Sw” da fórmula com mais tranquilidade ao observar a exigência dos aparelhos e utilizar o valor para os cálculos com as outras constantes necessárias para as conversões e obtenção da margem de segurança.
Inclusive, é interessante fornecer uma atenção especial para aparelhos mais antigos, já que eles tendem a apresentar uma exigência elétrica maior. Desse modo, observe se eles estão ainda em ótimo estado para serem incluídos no cálculo ou descartados e tenha certeza da quantidade de consumo para uma escolha adequada de gerador.
Também é de extrema importância incluir no orçamento o combustível que o seu ambiente terá acesso para fornecer ao gerador de energia. Além de gerar previsibilidade financeira, há menos chances de obter o equipamento e ter problemas com o funcionamento dele por falta de uma fonte energética adequada.
Passo 3
Realizar o cálculo cuidadosamente da capacidade necessária do gerador com a fórmula apresentada é o passo 3. Para isso, é preciso que você alinhe os dados sobre o consumo elétrico dos aparelhos de seu local, some-os e relacione o resultado obtido na fórmula para obter o resultado direto em kVA.
Como exemplo, suponha que você deseja obter um gerador para um ambiente industrial que, em média, necessita de 500.000 Watts para operar adequadamente com todos os aparelhos. Para escolher um gerador, basta multiplicar 500.000 por 1,52 e dividir por 1.000, obtendo o valor de 760 kVA. Após isso, multiplique 760 por 1,3 para obter o valor de 988 kVA. Assim, seu gerador deve ter 988 kVA, garantindo 30% de margem de segurança.
Portanto, com o conhecimento de como calcular a capacidade de um gerador de energia, você poderá restringir suas pesquisas em um intervalo bem definido de potência para os equipamentos. Se não for possível adquirir com os 30% de segurança, realize o cálculo para 20% ou até 10% no máximo que serão limites aceitáveis.
Também vale comentar que você pode obter seus valores somente em VA e com os 30% de margem de segurança apenas fazendo as multiplicações e excluindo a divisão por 1000 de suas operações. Além disso, revise este cálculo sempre que for necessário antes da escolha do gerador e atualize-o frequentemente conforme os aparelhos que chegarem ou deixarem de funcionar no seu ambiente.
Passo 4
Escolher o gerador com a capacidade observada e já corrigida com a margem de segurança acrescida é o passo 4 de como calcular a capacidade de um gerador de energia. Opte por equipamentos que se encaixam com a necessidade de seu local e que sejam compatíveis com o combustível que você tem acesso.
Para esse passo ser concluído proveitosamente, o ideal é que você conheça um local adequado para realizar o aluguel de geradores. Desse modo, além de explorar um amplo catálogo de aparelhos com diversas potências, o trabalho da manutenção será realizado pelos profissionais que forneceram o equipamento.
Assim, não deixe de contar com o catálogo que nós da ABC Geradores oferecemos para você! Com toda a nossa experiência e qualidade que nos transformou em referência no mercado, certamente podemos compreender o que seu ambiente necessita e oferecer um orçamento personalizado para que você possa melhorar o suprimento elétrico do seu local.
Passo 5
Por último, você deve observar se as demandas elétricas estão sendo cumpridas adequadamente. Após a instalação do gerador ocorrer, observe o seu funcionamento e tenha atenção para ver se o fornecimento elétrico atende a demanda necessária. Caso não, o ideal é que você contate o fornecedor do gerador imediatamente para realizar o reparo ou fazer a troca para um gerador mais potente.
É notável que compreender como calcular a capacidade de um gerador de energia é extremamente necessária para aprimorar a precisão de sua escolha do equipamento. Dessa forma, após obter a maneira correta de realizar esse procedimento, basta ter um ambiente adequado para que você possa alugar seu gerador de energia e fornecer segurança ao suprimento elétrico de sua companhia.
Assim, contar com a ABC Geradores é indispensável para você que deseja um suprimento de energia seguro e adequado. Por meio de toda a qualidade e quantidade de setores que atendemos, você pode se surpreender com os nossos equipamentos e garantir o funcionamento desejado para a parte elétrica de seu local mesmo em momentos de queda de energia ou localidades difíceis!