Gerador de energia para hospitais: Como escolher e qual a melhor opção?

Gerador de energia para hospitais: Como escolher e qual a melhor opção?

Na hora de escolher qual o melhor gerador de energia para hospitais, é importante saber quais são os combustíveis utilizados, como o gerador a diesel ou solar, por exemplo. Estas opções são altamente funcionais, eficientes, robustas, duradouras e de alta qualidade, embora uma delas seja um pouco mais limitada e precise ser reabastecida com frequência.

Deve-se, ainda, avaliar uma série de aspectos, como tipo de potência desejada, tempo de duração do contrato e se é para compra ou locação. Para chegar ao cálculo de eficiência necessária, todos os aparelhos devem ser somados pelos watts e o resultado precisa ser dividido para você obter o valor em kVA.

Como os geradores de energia para hospital funcionam?

O gerador funciona por meio do acionamento automático, justamente para, caso blecautes aconteçam, a eletricidade permanecer contínua e não desligar os aparelhos médicos. Este equipamento tem a função de suprir a demanda elétrica dos hospitais, envolvendo os sistemas de climatização e segurança, computadores, aparelhos de raio-x, iluminação e ar-condicionado.

Ressaltamos que o gerador é desenvolvido com sistema de monitoramento, pois por meio dele é possível verificar o desempenho e também as principais condições de operação. Dessa forma, se problemas forem detectados, os responsáveis por esse acompanhamento conseguem entrar em contato com a locadora a fim de solicitar suporte técnico imediatamente.

A manutenção preventiva é a mais indicada para o gerador de hospital, por serem feitas verificações que ajudem a antecipar possíveis falhas no futuro. Isto permite que paradas não programadas sejam evitadas, tornando a rotina hospitalar muito mais segura e produtiva.

Quais são as normas para escolher o gerador?

Todos os hospitais precisam possuir um sistema de eletricidade extra para eventuais emergências, mesmo que seja somente um equipamento no local. Todo e qualquer lugar que realize os cuidados com a saúde das pessoas precisa cumprir com as exigências estabelecidas pela Lei n° 6.437/77.

Caso a legislação não seja seguida à risca, os responsáveis pelo hospital podem sofrer penas, como advertência, apreensão, interdição, multa de até R$ 500,00 por dia e cancelamento do registro ou licença do local. Afinal, estamos falando de um lugar que cuida da saúde do ser humano e precisa estar nos padrões para não ser fechado e penalizado severamente.

Por estes motivos, é necessário saber qual o melhor gerador de energia para hospitais e escolher o que possui as dimensões e a potência adequadas para manter o local ativo caso a eletricidade sofra interrupções. Dessa forma, todas as alas hospitalares continuam protegidas e os pacientes em repouso ou em observação na UTI não vão ser prejudicados.

Importância do gerador para hospital 

Se a eletricidade normal cair, o gerador assume e fornece energia para todas as partes do hospital, evitando que cirurgias ou tratamentos sejam interrompidos, além de garantir que a oxigenação continue sendo fornecida aos pacientes. Caso não houvesse um equipamento como este, as pessoas presentes no local poderiam desenvolver mais problemas de saúde ou irem a óbito.

Devido a estes fatores, é necessário definir qual o melhor gerador de energia para hospitais, tendo como base a quantidade de aparelhos que vão ser conectados nele. Pois, os respiradores, bombas de infusão e os monitores cardíacos precisam estar sempre ativos para dar suporte ao local e assegurar que os cuidados sejam feitos com eficiência e precisão. Confira o que pode acontecer se não tiver equipamento disponível no local:

  • Paralisação de todos os equipamentos, o que inclui aqueles que mantêm os pacientes vivos;
  • Geraria prejuízos financeiros severos para a instituição;
  • Os medicamentos são comprometidos, pois muitos precisam ser refrigerados, como insulina, os antibióticos líquidos e as vacinas;
  • As pessoas deixam de confiar na credibilidade do lugar;
  • Cirurgias sofrem interrupções, o que também prejudicaria a vida do paciente.

Instituições públicas ou particulares, bem como as clínicas, têm a obrigação e o dever de avaliarem qual o melhor gerador de energia para hospitais antes de abrirem. É importante que, para o pleno funcionamento, os hospitais também estejam com todos os equipamentos em ordem e em áreas seguras para não deteriorarem com o passar do tempo.

Tipos de geradores de energia utilizados em hospitais

Os tipos variam entre diesel, gás, gasolina, solar ou eólico e a potência também pode sofrer alterações, conforme o nível de potência necessária. Todos os equipamentos precisam ser de alta qualidade, possuir garantia e silenciosos o máximo possível para não gerar incômodo nos pacientes.

Gerador a diesel

Geradores a diesel conseguem produzir quantidades elevadas de eletricidade por meio da queima do combustível. São robustos, eficientes, de fácil adaptatividade e podem ser ideais para a instalação hospitalar, desde que em áreas mais distantes das alas médicas por serem mais barulhentos.

Gerador a gasolina

A energia mecânica é convertida em eletricidade por meio do motor a gasolina, responsável por ativar o alternador. E, a depender da potência escolhida, podem ficar ativos por um período de 8 a 12 horas, já que tem autonomia mais limitada, o que vai exigir mais atenção na hora de escolher qual o melhor gerador de energia para hospitais.

Gerador a gás

Com ajuda de uma turbina, o gás natural entra em combustão para ativar o gerador de vapor que vai desenvolver a eletricidade. A queima do GLP é limpa, consequentemente, gera uma emissão de poluentes menor, quando comparada aos modelos anteriores, além de ter um bom desempenho por conseguir produzir mais energia e gastar menos.

Gerador solar

O gerador solar é um sistema que usa painéis fotovoltaicos que captam a luz e a convertem em eletricidade. Esta é uma das opções mais benéficas ao meio ambiente, pois não emite poluentes e também é eficiente para hospitais porque se trata de uma fonte de eletricidade ininterrupta, no qual os tipos de equipamentos envolvem:

  • Gerador solar autônomo: desenvolvido com as placas fotovoltaicas, baterias, inversor e controladores de carga. Mais indicado para locais que não têm rede elétrica;
  • Sistema híbrido: usa a energia solar para consumo rápido e armazena os excedentes em baterias;
  • Sistema On-grid: permanece conectado na rede elétrica e faz o uso da luz solar para fornecer energia imediata. O que sobrar é inserido na rede;
  • Sistema Off-grid: toda a energia solar é armazenada por meio de baterias. Quando for necessário, ele pode usar a rede para recarregar;
  • Gerador Grid Zero: combina o off-grid e o on-grid. É flexível e permite que os aparelhos fiquem conectados o tempo todo;
  • Gerador Fast Track: são desenvolvidos com inversores para fornecer eletricidade rapidamente, sem ser preciso que a inversão de geradores seja analisada;
  • Gerador Retrofit: uso do gerador on-grid com baterias integradas no armazenamento. Não é preciso fazer a homologação.

Para determinar o melhor gerador de energia para hospitais, verifique qual o tipo mais adequado à instituição ou solicite atendimento na ABC Geradores para receber orientações sobre o modelo ideal. Como existem muitos estilos, é fundamental ter a segurança de escolher o correto para ter a segurança de que não vai apresentar falhas durante o funcionamento.

Gerador eólico

Aerogeradores funcionam com a rotação das pás causada pela força dos ventos, fazendo o rotor girar em alta velocidade. Dessa forma, ocorre o envio de eletricidade ao equipamento que vai manter o hospital totalmente funcional, mesmo que blecautes aconteçam, e é mais um modelo infinito e benéfico ao meio ambiente. 

Qual o melhor gerador de energia para hospitais?

O adequado é a diesel ou solar, pois ambas as opções oferecem excelente eficiência energética, são de alta qualidade e duradouros. É viável avaliar também, no momento de selecionar qual o melhor gerador de energia para hospitais, aspectos como potência e nível de ruído para ter a segurança de que o equipamento não é incômodo e é robusto o suficiente para atender às necessidades da instituição.

Veja também se é permitido solicitar a alteração do contrato quando for preciso, se a manutenção é sem custos extras e como funciona o serviço de suporte. Ser criterioso nesse momento é fundamental para prevenir erros e não lidar com problemas mais graves causados por apagões.

Preencha o formulário com os dados requeridos, solicite o orçamento na ABC Geradores e aguarde o retorno do contato! Um de nossos agentes vai te atender rapidamente a fim de tirar as suas dúvidas sobre qual o melhor gerador de energia para hospitais, te orientar quanto ao processo de locação e apresentar o valor referente ao aparelho ideal!

Whatsapp ABC Geradores

Solicite seu orçamento

Locação somente para empresas

    Solicite seu orçamento

    Locação somente para empresas

      Solicite seu orçamento

      Locação somente para empresas