Gerador de energia solar: Como funciona? Guia Completo

Como funciona um gerador de energia solar?

Saber como funciona um gerador de energia solar pode ser a chave para que você faça a escolha certa! Esse tipo funciona por meio de energia solar e pode ser importante para muitos negócios que necessitam de um sistema elétrico 24 horas e de um dispositivo que as proteja da falta de energia convencional. 

Este gerador utiliza os raios do sol para fornecer energia para o local onde está instalado. O dispositivo ainda conta com diversas vantagens, como baixo custo, já que não depende de combustível, é ecologicamente correto e ainda pode proteger a empresa de blecautes e qualquer tipo de falta de energia. 

Qual a função do gerador de energia solar?

A principal função do gerador de energia solar é fornecer energia elétrica quando a sua distribuição não estiver disponível. Esse tipo de energia é chamado de fotovoltaica, e vem diretamente dos raios solares em contato com as placas do gerador, considerada ecologicamente correta e muito econômica. 

O gerador atua especialmente quando há queda de energia. Sempre que a distribuição de energia pública convencional para de atuar, o gerador entra e fornece energia elétrica para toda a instalação. São diversos problemas que podem ocasionar a queda de energia, como blecautes, curto-circuito e até pane elétrica. 

São nesses períodos que saber como funciona um gerador de energia solar faz diferença, pois o dispositivo impede que diversos processos que dependem da energia elétrica não sejam interrompidos, mesmo em caso de apagão. O gerador de energia é peça fundamental em várias indústrias, empresas, instituições e centros comerciais. 

Tipos de geradores de energia solar

Um gerador de energia solar pode existir em três tipos diferentes: o autônomo, on-grid e o com backup. Esses são os principais que podem fornecer a energia necessária para determinados ambientes, cada um com suas especificações, qualidades e características próprias. Veja mais sobre os 3 tipos de geradores de energia solar disponíveis: 

  • Gerador de energia solar autônomo: este equipamento conta com placas fotovoltaicas, controlador, bateria e inversor. É chamado de autônomo porque, no geral, não funciona combinado com qualquer tipo de rede elétrica. Este dispositivo pode ser tanto portátil quanto fixo; 
  • Gerador de energia solar on-grid: o gerador on-grid, diferente do autônomo, é conectado à rede de energia convencional. É o mais comum e conhecido em todo o mundo, e conta dificilmente com baterias, já que funciona em paralelo com a energia tradicional. No entanto, ele é bastante prático e pode gerar energia o suficiente para abastecer um complexo comercial como um shopping; 
  • Gerador de energia com backup: este tipo de dispositivo combina ambos os tipos anteriores, pois, ao mesmo tempo que está conectado à rede de energia elétrica, também tem baterias. É ótimo tanto para o consumo imediato quanto para o armazenamento da energia solar. 

Esses dois são os principais tipos de geradores, cada um identificado como ideal para determinada situação. O primeiro ideal para armazenar energia, o segundo para consumo imediato e o terceiro capaz das duas situações. Compreender essas nuances de como funciona um gerador de energia solar é imprescindível para escolher o seu. 

Sistemas utilizados no gerador de energia solar

Assim como os tipos de geradores de energia solar são diferentes, seus sistemas também se diferenciam. Há até mais de 3 sistemas diferentes para diversas situações ou aplicações dos geradores, mostrando como esta tecnologia é altamente adaptável. Veja mais sobre seus sistemas e como funciona um gerador de energia solar: 

Sistema off grid de geração isolada

Esse é o sistema que mais combina para os geradores de energia solar autônomos. O sistema off grid não exige nenhum tipo de conexão com a rede elétrica pública, o que o torna ideal para ser instalado em locais remotos onde não há conexão com a energia convencional. São compostos por bateria para armazenar a energia fotovoltaica. 

O sistema ainda conta com as peças comuns para qualquer gerador de energia solar, como as placas que captam a energia solar. Ainda contam com inversores, controladores de carga e outros componentes que viabilizam a captação e armazenamento da energia fotovoltaica. 

Sistema on grid – Geração Distribuída

O on grid é próprio para os geradores de energia do mesmo tipo. Seu modo de funcionamento se destaca por uma ação conjunta com a rede de energia comum, pois o dispositivo não atua de maneira isolada. O gerador de energia solar está conectado à rede elétrica e seu objetivo é reduzir os custos mensais com a energia tradicional. 

Uma de suas grandes diferenças para o sistema anterior é a falta de bateria, já que todo seu funcionamento não atua como um armazenador de energia. No entanto, ele ainda conta com placas fotovoltaicas, inversores e não tem tantas diferenças de como funciona um gerador de energia solar off grid. 

Sistemas de geração centralizada

Chamados também de usinas solares, parques solares ou até fazendas solares, os sistemas de geração centralizada unem diversas placas e geradores de energia fotovoltaica em um só lugar. Seu objetivo é atuar como uma usina de energia convencional, feita para alimentar grandes complexos industriais, residenciais ou até mesmo cidades inteiras. 

Sistema híbrido

Este é o sistema mais parecido com o gerador de energia com backup, já que une tanto a energia elétrica que vem das hidrelétricas públicas quanto com a energia fotovoltaica. Caso haja qualquer tipo de blecaute, o sistema híbrido pode atuar sozinho sem problemas, ao mesmo tempo que pode reduzir os custos com energia elétrica. 

Como funciona um gerador de energia solar?

Tanto os diferentes dispositivos quanto seus sistemas só fazem sentido quando entendemos como funciona um gerador de energia solar. Seu funcionamento depende de algumas etapas, além de componentes específicos que propiciam seu resultado – veja cada uma de suas etapas: 

Captação da luz solar

O princípio de como funciona um gerador de energia solar são suas placas fotovoltaicas que captam os raios de sol. A placa conta com células de silício, um semicondutor, capazes de captar os fótons de luz para transformá-los em energia elétrica. Essas células também são chamadas de fotovoltaicas, dada a natureza do seu funcionamento. 

Como vimos, há alguns sistemas e geradores diferentes, e essas placas podem enviar essa energia captada diretamente para o uso, ou até mesmo para sua bateria. As placas devem ser de bom material, para aumentar a eficiência desta captação e geração de energia, além de estarem instaladas corretamente para otimizar a captação de luz.

Inversores de energia solar

Depois dos fótons serem captados pelas placas fotovoltaicas, a energia solar gerada deve passar pelos inversores. Os inversores são responsáveis por transformar a energia contínua das placas em energia alternada, as quais são utilizadas pelos aparelhos e maquinários em geral, sejam em casas ou indústrias. 

Os inversores também são importantes porque monitoram a captação de energia e podem informar sobre o seu desempenho, o que é importante para realizar otimizações no sistema. Este mesmo componente ainda tem a responsabilidade de gerenciar o modo como as baterias do sistema elétrico serão armazenadas. 

Distribuição da energia solar

Após realizado todo esse processo, tanto de captação quanto de transformação, a energia elétrica passa a ser distribuída conforme as necessidades. Aqui, o gerador on grid pode armazenar a energia em baterias, enquanto o off grid a distribui para o uso imediato na empresa ou estabelecimentos comerciais.

Com a ABC Geradores, você tem muito mais facilidade para se proteger de blecautes e quedas de energia elétrica. Aqui, você aprende como funciona um gerador de energia solar e ainda recebe o melhor serviço do mercado com um excelente custo benefício. Conte com nossa locação para ter o gerador ideal para suas necessidades!

Whatsapp ABC Geradores

Solicite seu orçamento

Locação somente para empresas

    Solicite seu orçamento

    Locação somente para empresas

      Solicite seu orçamento

      Locação somente para empresas