Mais segurança para seu Data Center
A tecnologia agregada aos processos industriais atuais, trouxe também agilidade na comunicação, modernização às operações internas e externas, mas ao mesmo tempo, aumentou a dependência tecnológica. Hoje é praticamente impossível pensar em ficar um dia sem responder aos e-mails que chegam initerruptamente na caixa postal.
Se as informações processadas diariamente não forem devidamente salvas ou armazenadas, sua empresa pode ser colocada à riscos irreparáveis, como a falta de acesso aos e-mails, aos sistemas, à internet e ainda com a exposição de dados, como por exemplo, ter o projeto de um novo produto descoberto pelo mercado antes mesmo do lançamento, ou pior, a empresa perder os dados dos clientes.
Esses problemas podem acontecer e o pior é que são mais comuns do que pensamos, eles ocorrem basicamente pela falta de um cuidado específico com o Data Center ou Centro de Processamento de Dados que é um espaço onde ficam localizados diversos equipamentos de tecnologia como servidores, switches, roteadores, dispositivos de memórias em massa, entre outros.
De forma mais simplificada, é no Data Center que ocorre todo o processamento de dados de todos os departamentos da empresa.
Para evitar prejuízos internos e externos, é recomendado algumas práticas de proteção no seu Data Center, como:
Limpeza e organização dos racks: Estabeleça uma rotina de manutenção mensal, evitando acúmulo de poeira, a fim de evitar mau contato e o superaquecimento;
Backup: É importante realizar uma rotina de backup para evitar perdas e falhas em dados importantes da empresa. Esse backup pode ser feito de forma automática ou manual, sendo necessário ser verificado através de uma rotina, que pode ser diária, semanal e mensal, de acordo com a necessidade da empresa;
Controle de acesso: A empresa deve ter um controle das pessoas que tem autorização de acessar o data center, identificando-as por meio de crachás ou biometria para garantir a segurança.
Redundância: É indicado ter equipamentos iguais ou semelhantes aos que fazem os trabalhos mais importante no data center para que possam ser substituídos em caso de falhas o mais rápido possível, como por exemplo, nobreaks, roteadores, ar- condicionados ou servidores.
Sistema de Energia: Sem energia elétrica nenhum dos equipamentos do Data Center funcionarão. Em caso de falha no abastecimento de energia da concessionária local, é importante ter um sistema de suprimento de energia, que auxiliará na continuidade do funcionamento do Data Center, uma vez que os nobreaks têm um tempo de duração limitado.
É importante ressaltar que o Data Center deve funcionar 24 horas por dia para garantir que os sistemas de segurança, câmeras e refrigeração de ar também continuem funcionando nesse período de falta de energia.
Esse sistema auxiliar de energia elétrica que manterão os equipamentos do Data Center funcionando, pode ser atribuído a um GERADOR DE ENERGIA, que bem dimensionado, suprirá toda essa necessidade de funcionamento contínuo do data center com segurança em caso de queda de energia da concessionária.
Para saber qual é o gerador ideal para o seu data center é necessário o dimensionamento correto de todos os equipamentos ligados no data Center.
Nós da ABC Geradores, somos uma empresa especializada em projetos para locação de Geradores e temos uma equipe focada em realizar o dimensionamento correto para todos os tamanhos de Data center.
Para ter acesso a uma consultoria online de uma hora com nossa equipe especializada, clique aqui e agende pelo WhatsApp o seu horário e garanta o seu Data Center funcionando 24 horas por dia.