Manutenção Industrial: O que é e como pode ajudar na prevenção de acidentes
Para prevenir acidentes e falhas nas máquinas, a manutenção industrial é composta por diferentes atividades, que visam auxiliar no trabalho de operadores e técnicos especializados. Em cada tipo de situação, podem ser feitas melhorias de acordo com a necessidade do local. Por isso, análises são realizadas para detectar falhas nos sistemas e melhorar a integridade e a função dos equipamentos.
Nem todos os aparelhos vão precisar das mesmas melhorias ou técnicas, o que pode exigir dos profissionais a manutenção de quebra, que ocorre quando uma máquina para de funcionar ou de parada que consiste em pausas prolongadas, para corrigir falhas. Há outros critérios avaliativos que podem ser definidos, após a análise dos problemas e definição do tipo de manutenção mais adequada.
O que é manutenção industrial?
De modo geral, a manutenção industrial é a união de práticas e procedimentos que têm a função de analisar e assegurar que a vida útil dos aparelhos seja longa. Neste caso, ocorrem os reparos, trocas e monitoramento das máquinas presentes no local, por meio de técnicas que envolvem correções preventivas e também as preditivas.
Importância da manutenção para a operação industrial
É importante porque otimiza os aparelhos, permite que estejam sempre em boas condições e, caso necessário, qualquer máquina é melhorada, para manter a segurança e garantir que a produção não seja afetada. Isto contribui diretamente para a maior qualidade do produto, na proteção ao meio ambiente e no controle de troca constante dos equipamentos.
Tipos de manutenção industrial
Em manutenção industrial, é normal ter que definir o tipo mais adequado ao seu negócio, em conjunto dos técnicos responsáveis pelas melhorias. Pode até mesmo acontecer de você receber orientações sobre a opção ideal para a sua indústria, pois pode facilitar na rotina interna da equipe e evitar impactos negativos na produtividade.
Manutenção corretiva
Manutenção corretiva é feita quando alguma máquina ou aparelho parou de funcionar e o objetivo dos profissionais é consertar o mais rápido possível, de forma a não prejudicar a produção. Existem duas opções: a primeira é a não planejada, onde se aguarda a falha acontecer para ser solucionada. A segunda é a planejada, em que a equipe é chamada para evitar que o problema fique maior e mais difícil de controlar.
Manutenção preventiva
Neste método, não é necessário esperar que falhas aconteçam, pois na manutenção industrial preventiva, os especialistas realizam visitas frequentes para garantir o funcionamento dos maquinários e corrigir o que for preciso. A intenção é diminuir falhas que resultem em perdas dos equipamentos e gerem gastos extremos às indústrias.
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva atua com ferramentas para analisar por meio da coleta de dados possíveis falhas nos equipamentos enquanto ativos. O diferencial é que problemas podem ser corrigidos antes que falhas mais sérias aconteçam, e evita a necessidade de milhares de intervenções serem feitas o tempo inteiro.
Manutenção autônoma
Os próprios operadores fazem a manutenção industrial autônoma. Ou seja, a intenção é que os profissionais tenham responsabilidades ainda mais importantes. Dessa forma, eles podem realizar o trabalho de aperto dos parafusos, limpeza de componentes, inspeções e lubrificações nos maquinários.
Como otimizar a manutenção industrial
Para otimizar a manutenção industrial, é necessário definir um roteiro em uma planilha para manter a organização e o controle daquilo a ser feito na semana ou mês. Sugerimos que sejam detalhadas as informações sobre quais peças foram reparadas, quais vão ser verificadas posteriormente e que tipos de diagnósticos os técnicos apresentaram.
Planejamento e cronograma de manutenção
Faça o planejamento da manutenção industrial ao inserir datas de início de correções, tempo de conclusão e níveis de urgência em uma planilha. Detalhe se as peças foram trocadas e por quais modelos, que tipos de problemas foram diagnosticados e quando deve ocorrer o retorno da equipe técnica, caso seja o tipo preventivo ou preditivo.
Implementação de tecnologias para otimizar os processos
Tecnologias como big data, nuvem e softwares de gestão como ERP ou planilhas podem ser implementadas na indústria para agilizar e otimizar os processos. A coleta de dados feita pela preditiva, por exemplo, pode ocorrer em menos tempo pela facilidade de obter informações em tempo real sobre possíveis falhas nas máquinas, para já serem corrigidas pelos especialistas.
Treinamento contínuo da equipe de manutenção
Os treinamentos da equipe de manutenção industrial precisam acontecer semanalmente, se possível, e devem ser ministrados por especialistas para orientar quanto ao que pode ou não ser feito nas correções e que tipos de atitudes tomar em cada caso. É interessante também realizar rodízios entre as equipes para as manter engajadas e motivadas a cumprir as tarefas com precisão, qualidade e eficiência.
Benefícios da manutenção industrial eficiente
Dentre os benefícios de uma excelente manutenção industrial, estão as operações realizadas em tempo hábil, as máquinas permanecerem em perfeito estado e não falharem o tempo inteiro. Os custos com reposição de peças ou aquisição de novos maquinários são prevenidos, o que torna a rotina interna mais eficaz, também por conta desses outro benefícios:
- Aumento da vida útil dos equipamentos: o que evita a troca constante das peças e ajuda a economizar;
- Redução de custos operacionais: impede que as operações saiam mais caras que o desejado e permite que os valores sejam investidos na indústria;
- Melhoria na segurança operacional: as operações ocorrem com segurança e eficiência porque as máquinas estão em bom estado;
- Aumento da produtividade e redução de paradas não planejadas: o que previne a entrega de produtos depois do prazo estabelecido.
Quando as melhorias são feitas de maneira breve e assertiva, a produtividade aumenta e as paradas indesejadas são mitigadas. Isto evita falhas nas produções que, caso não fossem controladas, elevariam os gastos da indústria, além de atrapalhar no cumprimento de prazos de entregas para clientes.
Não se deve esquecer a importância de atuar com bons geradores na indústria, pois sem eles dificilmente o local vai funcionar corretamente. Para as operações não serem paradas, existe a possibilidade de alugar o equipamento com a ABC Geradores, após escolher o modelo ideal, conforme potência, combustível, tipo de motor, tempo de uso e período de atividade autônoma.
Como a manutenção industrial impacta na competitividade das empresas
Saiba que a manutenção industrial gera um forte impacto nas empresas, pois estamos falando de melhorias nas máquinas para agilizar processos, ampliar a produção e evitar atrasos prejudiciais. Quanto melhores forem as correções, maiores são as possibilidades dessas marcas se destacarem no mercado por conta da eficiência e velocidade no controle de problemas.
Manutenção e a manutenção de alta performance
A manutenção tradicional é feita apenas quando necessário e envolve um tempo maior para as melhorias serem feitas. A de alta performance é realizada por uma equipe ampla, com mais técnicas e habilidades, o que acelera o procedimento e permite que as máquinas voltem a funcionar normalmente.
Impacto na produtividade e no cumprimento de prazos
Investir na manutenção industrial impacta diretamente na produtividade em larga escala, pois com maquinários de qualidade, a equipe consegue realizar as tarefas em menos tempo. Dessa forma, os prazos são cumpridos, atrasos prevenidos e o melhor relacionamento com os clientes pode ser construído cada vez mais, o que auxilia na obtenção de maior relevância no mercado.
Diferencial competitivo no mercado industrial
Em relação à competitividade, uma indústria que consegue resolver problemas no funcionamento dos aparelhos, produz mais, a equipe se mantém focada e as vendas acontecem no tempo planejado. Isto significa que, os concorrentes por não terem a mesma organização, ficam para trás enquanto o seu negócio pode se consolidar ainda mais no segmento.
Por mais que as manutenções sejam diferenciais para as indústrias, é necessário garantir que a energia permaneça ativa o tempo inteiro. Se você já precisou parar com as produções por falta de luz, sabe o quão prejudicial é, porque dinheiro está envolvido nessas paradas indesejadas. Se não forem controladas, as despesas podem ser maiores que o esperado.
Devido a esses fatores, é muito importante alugar geradores de qualidade ao solicitar o orçamento online com a ABC Geradores. O equipamento escolhido vai receber manutenções sem custos adicionais, sempre que for necessário. Portanto, entre em contato com a nossa equipe, tire as suas dúvidas e alugue o modelo mais adequado à sua indústria!