Nos últimos dias, ouvimos bastante sobre problemas climáticos e crise energética. E mais recentemente, uma tempestade solar que também pode afetar a Internet.

O professor e pesquisador Peter Becker, da Universidade George Mason, em Virgínia, nos Estados Unidos, expressa preocupação acerca de uma possível “catástrofe na era da internet” em 2024, provocada por uma iminente tempestade solar.

A coincidência entre o aumento da atividade solar e a crescente dependência humana da internet é sem precedentes na história.

Becker que é astrônomo, sugere que a fase mais intensa da tempestade solar pode ocorrer no próximo ano. Ele afirma que os potenciais estragos não se restringiriam apenas à internet, mas também afetariam a rede elétrica, cabos de fibra ótica, GPS, satélites e dispositivos de comunicação. A reparação desses danos poderia demandar meses.

Será que estamos preparados para ficar sem Internet e sem energia elétrica por alguns meses?

Em 2023 já tivemos um apagão nacional e ficamos por algumas horas sem energia elétrica no país, o que já foi terrível, início de novembro, foram alguns dias sem energia elétrica na região metropolitana de São Paulo, o que também foi caótico. Imagine meses?

Sem Internet por alguns meses, teríamos impactos significativos em diversos aspectos da sociedade.

A comunicação instantânea seria limitada, levando as pessoas a dependerem mais de métodos tradicionais, como telefone fixo, correio e até pessoalmente.

Redes sociais, aplicativos de mensagens e e-mails seriam inutilizáveis, resultando em uma diminuição da conectividade global.

Empresas que dependem fortemente da Internet para operar, especialmente aquelas que funcionam exclusivamente online, como e-commerce por exemplo, enfrentariam desafios significativos.

A comunicação entre empresas e clientes seria prejudicada, afetando vendas, suporte ao cliente e outros serviços.

A educação online seria interrompida, forçando instituições a encontrar soluções alternativas para ministrar aulas e realizar avaliações. Bem como o acesso à informação seria limitado, afetando estudantes, pesquisadores e professores.

Além disso, a área cultural e de entretenimento também poderia ser afetado, como serviços de streaming, jogos online e outras formas de entretenimento digital, levando as pessoas a buscar alternativas offline.

A área da saúde também teria consequências, o acesso a informações médicas online seria limitado, dificultando a busca por orientação médica e informações sobre saúde.

Ou seja, o impacto é gigantesco. E você, já está pensando em um plano de contingência para a sua empresa?

Para saber mais sobre geradores de energia, clique aqui.

ABC Geradores – Vai muito além de energia

Nossa paixão é levar solução energética para nossos clientes, garantindo economia, segurança e satisfação.

Solicite seu orçamento

    Solicite seu orçamento

      Solicite seu orçamento

        Solicite seu orçamento