Queimadas e Crise Energética: como afetam a indústria brasileira?

Queimadas e Crise Energética: como afetam a indústria brasileira?

A indústria brasileira é afetada negativamente pelas queimadas e crise energética que, além de contribuir para o aumento de preços, prejudica a produtividade e tira o poder de compra dos consumidores. Para as empresas, estes são fatores problemáticos, pois fora as preocupações relacionadas às despesas, ainda podem enfrentar apagões constantes.

Para compreendermos a situação das queimadas e crise energética, somente em 2024, foram registrados 47 mil alertas de incêndios em áreas com o Amazonas. Entre os períodos de janeiro a agosto deste ano, foram queimados 11 milhões de hectares e, por conta desse cenário, boa parte da floresta amazônica se tornou uma grande fonte de emissão de carbono.

Queimadas e crise energética no cenário brasileiro

O aumento das queimadas e crise energética contribuem para o crescimento de incêndios em diversas regiões no cenário brasileiro, o que impede o fornecimento de luz ocorrer normalmente. Neste caso, devido ao calor e a fuligem presente no ar, a condução da corrente elétrica da rede ao solo e fios não ocorre direito, e apagões podem acontecer, mesmo que de forma breve.

O aumento das queimadas e seus reflexos na crise energética

Em 2024, 22,38 milhões de hectares foram queimados no Brasil, com um salto brusco de 150% a mais que em 2023. Consequentemente, a energia elétrica é afetada, principalmente porque a grande maioria dos locais ficavam próximos de redes de eletricidade. Isso colaborou para a falta de luz em muitas regiões do país no segundo semestre do ano.

Como a destruição de biomas agrava a escassez de energia

Além da perda de biodiversidade, ocorre a alteração no ciclo hidrológico que afeta diretamente a chegada de água para os rios. Ou seja, sem as cheias nas bacias, as hidrelétricas não conseguem gerar energia, o que apenas serve para piorar a escassez de eletricidade ao redor do Brasil.

ABC Geradores especializada em Geradores de Energia para Indústria

A relação entre queimadas e a crise energética

Por mais que possa não parecer que as queimadas e crise energética estejam relacionadas, na verdade, estão. Isto significa que, quando focos de incêndio acontecerem, é possível que a energia seja interrompida por longas horas e, ainda, levar dias até a situação ser corrigida pelas distribuidoras de luz.

Como afetam os recursos hídricos para produção de energia

Queimadas aumentam a temperatura das regiões. Pela falta de árvores e plantas, os alísios (ventos úmidos) não são suficientes para provocar chuva. Deste modo, os rios começam a ficar cada vez mais vazios e, a depender da situação, pode ser necessário a intervenção do governo, para racionar a produção de energia e evitar que cada município e estado fiquem sem luz.

Alterações nos padrões climáticos e geração de energia

Conforme as chuvas não ocorrem, o clima começa a ficar cada vez mais quente e, mesmo que aconteçam temporais, não vão ser suficientes para suprir a demanda de água. Assim, a geração de energia deixa de ser capaz de atender às necessidades dos locais, o que faz com que apagões sejam frequentes e as empresas precisem desenvolver novas estratégias para continuarem na linha de frente da produção energética.

Impactos das Queimadas na Infraestrutura Energética

Os impactos causados pelas queimadas são sentidos por todas as pessoas, sejam elas donas de empresas, indústrias, comércios ou moradores das regiões afetadas. Os incêndios conseguem destruir facilmente centros de energia em segundos, com o mínimo de esforço. Entenda quais são os outros problemas relacionados:

  • Danos à rede de transmissão e distribuição de energia durante grandes incêndios;
  • Danos ao solo e seus efeitos na cadeia produtiva;
  • Como as queimadas comprometem a qualidade do ar e da água;
  • Custo de recuperação de áreas afetadas pelas queimadas;
  • A vulnerabilidade das usinas hidrelétricas a incêndios florestais.

Os locais danificados precisam ser reconstituídos o mais rápido possível a fim de prevenir que acidentes aconteçam. Isto pode causar gastos ao extremo para as empresas, além de tornar as usinas hidrelétricas e os centros de distribuição de energia muito mais vulneráveis do que já eram.

Consequências Econômicas da Crise Energética Associada às Queimadas

Como consequência das queimadas e crise energética, a economia é uma das áreas mais afetadas devido ao aumento para gerar e distribuir a energia por meio das termelétricas. Ocorre, então, o repasse do valor aos consumidores, o que acarreta contas extremamente caras, enquanto a produção industrial é prejudicada por não conseguir atender às demandas no tempo certo. 

Aumento nos custos de energia e impactos sobre os consumidores

Entre os mais afetados pelas queimadas e crise energética estão os consumidores que precisam arcar com contas de luz mais caras que o desejado. Isto é um problema negativo, pois conforme os boletos encarecem, menor é o poder de compra das pessoas e, como consequência, a procura por produtos é reduzida e a economia como um todo deixa de fluir como deveria.

Relação entre queimadas, energia e inflação no Brasil

Quando ocorrem queimadas, as áreas de produção vegetal e animal, como as lavouras e os pastos, são destruídas, isso encarece os produtos derivados disponíveis. O aumento da temperatura ocasiona a falta de chuva, e esta, por sua vez, provoca apagões e o acionamento da bandeira vermelha na conta de luz, fazendo com que os alimentos, por terem uma alta demanda e problemas na sua produção, fiquem muito caros, o que contribui para o aumento da inflação.

Estratégias para Combater as Queimadas e Mitigar a Crise Energética

É necessário combater as queimadas e crise energética, pois são extremamente prejudiciais no curto prazo, uma vez que impedem o funcionamento das empresas e atrapalham a rotina dos consumidores. Controlar a inflação por conta desse problema é desafiador aos governos, e isto pode exigir a tomada de decisões em medidas mais urgentes e extremas que afetam muito as pessoas.

A importância da prevenção de queimadas para a proteção dos recursos energéticos

Sistemas de proteção e detecção de incêndios podem auxiliar a encontrar e controlar os focos de fogo antes de se tornarem um verdadeiro problema. Atuar com o monitoramento constante de regiões mais afetadas também pode ser uma maneira de identificar rapidamente inícios de queimadas, para acionar o auxílio do Ibama, por exemplo, deve-se ligar para 0800-061-8080.

O papel do governo e da sociedade na diminuição dos incêndios e preservação da infraestrutura energética

Campanhas orientando o seu público-alvo a seguir medidas de cuidado também podem auxiliar, como não fumar em áreas com vegetação, não jogar bitucas acesas e não acender fogueiras perto de áreas com plantas e árvores. Para proteger as áreas de energia, é possível que o governo tome medidas de preservação ao desenvolver infraestruturas mais robustas que não sejam afetadas facilmente por incêndios. 

Importância dos geradores de energia na indústria durante períodos de queimadas

Em períodos de queimadas e crise energética, o mais importante é optar por alugar geradores, para não ficar sem eletricidade na indústria. Caso contrário, a produção vai parar, atrasos podem acontecer e o fornecimento das mercadorias aos clientes será prejudicado, além de afetar negativamente a entrada de lucros.

Por Que os Geradores São Essenciais em Situações de Emergência

Geradores de energia permanecem ativos mesmo com quedas de eletricidade, pois não dependem das distribuidoras de luz para funcionarem. Por isso, é tão importante analisar o modelo de equipamento que combina com o que a sua indústria pode precisar para fazer uma locação de geradores segura, com a ABC Geradores.

Tipos de Geradores Mais Adequados para o Setor Industrial

Modelos como o gerador movido a diesel é uma opção econômica, mais resistente e que pode não precisar de manutenção constante. Em contrapartida, o combustível a gás é mais fácil de ser obtido, não gera tanto impacto ao meio ambiente e é mais eficiente do que o primeiro, embora os custos com melhorias sejam caros.

Como Escolher o Gerador Ideal para Sustentar a Produção

Para escolher o gerador ideal, avalie a eficiência, o tipo de combustível, necessidades de manutenção, sonoridade, tamanho, resistência e proteção. Saiba que se o nível de produção for intenso e constante, pode ser necessário o uso de equipamentos mais robustos para ter a segurança de que a luz não vai acabar devido a sobrecargas.

Antes de tomar uma decisão, lembre-se de somar os watts de todos os aparelhos que devem ficar conectados ao gerador e transforme em kVAs. Com o resultado em mãos, é possível selecionar uma opção que se adeque ao que a sua empresa necessita para manter a produção ativa. 

Na ABC Geradores, você consegue selecionar desde a potência do gerador até o período de locação do gerador, e, caso esteja com dúvidas, tem a praticidade de deixar uma mensagem no formulário. Após isso, nossa equipe logo entrará em contato para te apresentar um orçamento adequado e de acordo com as suas necessidades!

ABC Geradores especializada em Geradores de Energia para Indústria
Whatsapp ABC Geradores

Solicite seu orçamento

Locação somente para empresas

    Solicite seu orçamento

    Locação somente para empresas

      Solicite seu orçamento

      Locação somente para empresas

        Solicite seu orçamento

        Locação somente para empresas

          Solicite seu orçamento

          Locação somente para empresas