Como a seca pode afetar a indústria de energia brasileira em 2024?

Como a seca pode afetar a indústria de energia brasileira?

Existe uma relação íntima entre a seca e indústria de energia, ou melhor, com as crises de energia que ameaçam nosso país. Segundo relatório do Ministério da Ciência, cerca de 30% dos municípios brasileiros presenciaram situação de seca em 2023, com quase 100 municípios registrando o que chamamos de “seca severa”. 

Problemas que afetaram o ano de 2023 continuaram relevantes em 2024 e se somaram com outros típicos de nosso ano. Tudo isso culminou em diversos problemas, como redução da qualidade do ar e até problemas gerais de saúde pública, mas especialmente em crises elétricas que demonstraram a necessidade de nos prepararmos para esses efeitos. 

A seca no Brasil em 2024

De acordo com o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – a seca do Brasil no ano de 2024 é a pior dos últimos 70 anos, um dado que espanta, afinal, afeta diretamente o clima, causa problemas de saúde e de energia elétrica. 

O principal sistema de energia no Brasil é a hídrica, que depende da potência de água e de rios cheios. Com a alta seca, os rios baixam seu nível, potência e a estiagem gera crises de energia cada vez mais sérias. Em muitas regiões, a seca chegou a diminuir em 50% certas represas hídricas, o que resulta em uma ineficiência energética para toda população. 

ABC Geradores especializada em Geradores de Energia para Indústria

Causas da seca em 2024

Um dos principais fatores que causaram a seca em 2024 é a alta temperatura dos oceanos. As águas dos oceanos são o principal fator para a regulação do clima e o aumento de temperatura do Oceano Pacífico, na região conhecida como El Niño, foi uma das grandes causas da seca. 

O desmatamento na floresta amazônica, assim como fatores de mudanças climáticas que aumentam a temperatura no geral, como a poluição, também foram responsáveis pelas secas. Toda essa situação criou a relação problemática entre seca e indústria energia, algo que está sendo e será sentido em todo o país. 

Impacto da seca na economia brasileira

A situação da seca causa impactos terríveis em diversos setores econômicos da sociedade, que vão do agronegócio até ao abastecimento de água. Ainda, devemos considerar os impactos da seca e indústria de energia que afeta todo o Brasil de forma geral. É muito importante compreender a extensão que o clima tem em nossa sociedade. 

Impacto sobre o agronegócio

O agronegócio é um dos setores mais afetados pela seca de 2024, pois os períodos de estiagem diminuem a produção agrícola. Tal baixa reflete imediatamente no aumento dos preços e preocupação com a produção alimentícia. A expectativa para o setor de grãos, por exemplo, é que tenha uma queda de 20% em sua produção neste ano e no próximo. 

Impacto sobre o abastecimento de água

A seca também impacta diretamente o abastecimento de água, que já afetou dezenas de municípios em todo o país de modo direto e quase centenas de maneira indireta. Diversas cidades que nunca enfrentaram problemas com o abastecimento de água sentiram de maneira direta a seca deste ano, que aumenta a demanda e diminui as reservas. 

Impacto sobre a indústria de energia

Ainda há muito que falar sobre a seca e indústria de energia, que sofre com a estiagem diretamente. Recentemente, a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – pautou a cobrança de energia para a bandeira vermelha, a mais alta disponível. Na prática, significa que cada 100 quilowatts-hora terá um adicional de R$7,877. 

Desde 2021 esta bandeira não é acionada, o que mostra que a seca que enfrentamos neste ano é uma das mais graves dos últimos tempos. Para lidar com os volumes da hidrelétricas, abaixo dos 50%, se fez necessário esse aumento que impacta a economia de toda sociedade brasileira. 

Possível apagão energético em 2024?

De acordo com o ministro de Minas e Energia do atual governo, Alexandre Silveira, o Brasil não corre o risco de apagão no ano de 2024. O ministro descarta até mesmo a possibilidade de racionamento para ainda este ano. Isso não significa que haja despreocupação sobre a seca e indústria energia, pelo contrário. 

Ainda, o ministro afirma que os anos de 2025 e 2026 talvez sejam particularmente preocupantes, sobretudo caso a crise de estiagem continue. A crise no clima, entretanto, oferece outras possibilidades que se relacionam com a seca, como um apagão por tempestade. 

Há expectativa que o estado de São Paulo seja assolado por tempestades causadas pelo encontro do clima frio com o calor que causa a estiagem. Este encontro pode provocar fortes tempestades que desencadeariam um apagão em algumas regiões do estado – o que reforça mais uma vez a relação entre seca e indústria de energia. 

Como se prevenir de apagões?

A maneira mais eficiente de se proteger de possíveis apagões que de fato ameaçam nosso país é com geradores de energia, capazes de fornecer energia sem problemas em caso de blecautes. Esses geradores podem ser alugados e instalados por qualquer um que deseje ter essa segurança para seu negócio, acampamento, festa, evento e demais situações. 

Aluguel de geradores de energia

Alugar geradores de energia é a melhor maneira de estar preparado para uma crise energética. Com a ABC Geradores, você pode alugar o gerador perfeito para sua necessidade e ainda contar com diversos benefícios exclusivos como assistência e demais vantagens – ao alugar gerador de energia, você garante:

  • Proteção contra blecautes; 
  • Energia em casos de crises e oscilações; 
  • Assistência 24 horas;
  • Manutenção preventiva e corretiva;
  • Instalação e transporte por conta de nossos profissionais. 

Como pode ver, oferecemos diversas soluções para que os geradores possam atuar plenamente para disponibilizar energia em tempos de crises. Veja mais sobre como funciona esse dispositivo, seus tipos e características importantes. 

Geradores de combustível fóssil

Geradores de energia funcionam com base em combustíveis fósseis e são dispositivos capazes de transformar a queima desses recursos em energia elétrica. Podem ser instalados em diversos estabelecimentos, eventos, necessidades e até mesmo para acampamentos, e podem ser encontrados em três tipos: 

Geradores a diesel

O gerador a diesel é muito conhecido por ser um dispositivo resistente e que suporta longos períodos de uso contínuo. Naturalmente, este dispositivo é movido a diesel e depende desse tipo de combustível para funcionar. Contar com um gerador a diesel é uma ótima maneira de burlar os problemas relacionados à seca e concessionária de energia. 

Geradores a gás

Muito apreciado e conhecido por ser um modelo mais sustentável, o gerador a gás pode ser até instalado próximo de um aterro sanitário e utilizar o gás natural como sua fonte de energia. Pode ser utilizado em locais onde há grande demanda por energia, o que contribui para o fator sustentabilidade, porém tem custo mais elevado.

Geradores portáteis

Utiliza combustível fóssil, mas tem como principal vantagem ser menor e extremamente fácil de ser transportado. O gerador portátil é ideal para necessidades que se estendem por amplo terreno ou que precisam de transporte rápido e prático. 

Investimento em usinas de energia temporária

Energia temporária, que é o caso dos geradores, é uma ótima forma de se proteger contra apagões de energia. O investimento nesse tipo de energia, como a locação de geradores, é excelente para lidar e se proteger de blecautes, além de ser extremamente prático e apresentar várias vantagens como a assistência exclusiva da ABC Geradores. 

Investimento em usinas de energia fotovoltaica

A energia fotovoltaica também é uma ótima forma de driblar a necessidade de energia hidrelétrica. Casas que contam com instalação fotovoltaica, as famosas placas que captam a luz solar e transformam em energia elétrica, podem lidar de maneira eficiente e se protegerem de apagões. 

Conclusão

Toda relação problemática que envolve a seca e o sistema hidrelétrico ameaça todo o país. O risco de blecautes e apagões são reais, sobretudo com o prolongamento das condições climáticas, algo que é bem provável para os dois próximos anos, devemos nos precaver para lidar com tais condições. 

Dentre as soluções se destaca o aluguel de geradores de energia, que fornecem a energia em caso de blecaute e ainda trazem inúmeras vantagens e assistências. O serviço da ABC Geradores é completo e tem como foco atender todo nosso público. 

A relação problemática entre seca e indústria de energia é um dos principais problemas públicos deste ano e o cenário será agravado para 2025. Se prepare para lidar com este problema, passe a contar com os geradores da ABC Geradores e esteja pronto para enfrentar apagões e blecautes. 

Perguntas frequentes

Geradores são extremamente eficientes para fornecer energia em caso de blecautes, racionamento e crises de energia.

Frequentemente alugar geradores é mais vantajoso, pois é menos custoso e ainda fornece todo tipo de assistência.

ABC Geradores especializada em Geradores de Energia para Indústria

Solicite seu orçamento

Locação somente para empresas

    Solicite seu orçamento

    Locação somente para empresas

      Solicite seu orçamento

      Locação somente para empresas

        Solicite seu orçamento

        Locação somente para empresas

          Solicite seu orçamento

          Locação somente para empresas